top of page

Em 15 de janeiro de 1940 foi instalado o município de Canoas...

  • Foto do escritor: canoasparquehotel
    canoasparquehotel
  • 15 de jan. de 2016
  • 6 min de leitura

Canoas foi instalada em 15 de janeiro de 1940. A rua XV de Janeiro, onde hoje está a Prefeitura e boa parte do comércio local foi nomeada com a data para marcar este evento. A data também comemora sua instalação política e administrativa. Neste ano, a comemoração que ocorre desde 1940 é para celebrar os 76 anos desde que Edgar Braga da Fontoura tomou posse, o primeiro prefeito da cidade. A cidade se emancipou do município de Gravataí em 27 de junho de 1939, mas em um ato político, a instalação da Prefeitura só ocorreu no 15 de janeiro do ano seguinte.

A Cidade

Canoas é sinônimo de economia forte e de povo trabalhador. O município, fundado em 1939, possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho. Vizinha da capital Porto Alegre, a cidade é sede de grandes empresas nacionais e multinacionais, como a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), Springer Carrier e AGCO do Brasil, além de nomes fortes nos ramos de gás, metal-mecânico e elétrico.

A educação desponta como novo setor. A cidade tem a segunda maior rede de ensino do Estado. São escolas públicas, particulares e três universidades.

Canoas é o município mais populoso da Região Metropolitana, com 329.174 habitantes, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para 2005. No Rio Grande do Sul, a cidade só fica atrás de Porto Alegre, Pelotas - zona sul do Estado - e Caxias do Sul, na Serra. Aqui também está o quarto maior colégio eleitoral gaúcho, com 210.646 eleitores, divididos em 598 seções.

A cidade, que hoje é constituída apenas por zona urbana, segundo critérios do IBGE, teve como pioneiros grandes proprietários de terras. O primeiro deles foi o conquistador Francisco Pinto Bandeira, que recebeu da Coroa portuguesa, em 1740, uma área com três léguas de comprimento e uma de largura ao longo da margem direita do Rio Gravataí. No local, foi instalada a sede da Fazenda do Gravataí - atualmente bairro Estância Velha. Em 1771, com a morte de Francisco, as terras passaram para o filho, Rafael Pinto Bandeira. Com o falecimento destes, sua viúva, Josefa Eulália de Azevedo, a Brigadeira, divide a área entre os filhos. A partir daí, as terras são repartidas, dando origem a um povoado.

A história registra o ano de 1871 como o início do povoamento de Canoas, quando houve a inauguração do primeiro trecho da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre. Canoas pertencia aos municípios de Gravataí e São Sebastião do Caí. O major Vicente Ferrer da Silva Freire, então proprietário da Fazenda Gravataí, aproveitou a Viação Férrea para transformar suas terras em uma estação de veraneio. Ponto de referência obrigatório, o local passou a ser designado Capão das Canoas. Logo, as grandes fazendas foram perdendo espaço para as pequenas propriedades, chácaras e granjas.

Em 1908, Canoas é elevada a Capela Curada, tendo por órago (santo que dá nome à igreja) São Luiz Gonzaga. Em 1938, assume a condição de Vila e, no ano seguinte, torna-se cidade e sede de município. Em 1937, a instalação do 3º Regimento de Aviação Militar (RAV), hoje o 5º Comando Aéreo Regional (V Comar ), foi decisiva para a emancipação. O movimento emancipacionista foi liderado por Victor Hugo Ludwig, que levou ao general Flores da Cunha, interventor federal no Estado, as razões da emancipação.

Em 27 de junho de 1939, a cidade foi criada pelo Decreto Estadual nº 7.839. Em 15 de janeiro de 1940 foi instalado o município de Canoas. Edgar Braga da Fontoura foi o primeiro prefeito e o município contava com 40.128 habitantes.

O crescimento econômico de Canoas deu-se, principalmente, a partir de 1945, depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Além de numerosas indústrias, instalam-se no município a Base Militar da V Zona Aérea e a Refap, impulsionando o desenvolvimento da cidade.

Distâncias

Porto Alegre13.1 km

Belo Horizonte1.340 km

Florianópolis463 km

Curitiba534 km

Curitiba694 km

Manaus3.127 km

São Paulo840 km

Recife2.969 km

Rio de Janeiro1.113 km

Belém3.181 km

Salvador2.294 km

Goiânia1.487 km

Brasília1.609 km

Buenos Aires1270 km

Fortaleza3.206 km

Montevidéu795 km

Acesso Canoas tem localização privilegiada, a 8 quilômetros do Aeroporto Salgado Filho, com acesso pelas BRs 116, 386 e 290 e, em breve, pela BR-448, a Rodovia do Parque. Os usuários de transporte coletivo dispõem do trensurb e de linhas de ônibus intermunicipais.

Canoas tem

Gastronomia, compras e entretenimento

Uma ampla rede gastronômica oferece centenas de opções aos visitantes, com churrascarias, galeterias, buffets, frutos do mar, cozinha chinesa, japonesa e comidas típicas de outros estados brasileiros, além de pizzarias e fast-food para atender especialmente o público jovem. As alternativas de compras também são diversificadas em shopping e centros comerciais. O Brique do Corvo, aos domingos, no Parque Getúlio Vargas, oferece artesanato e produtos típicos. A rede hoteleira dispõe de cerca de 1.500 leitos.

Paixão por aviões

Sede do 5º Comando Aéreo Regional (Comar) e de uma Base Aérea da FAB, Canoas também é conhecida como "terra do avião". Essa característica é demonstrada em duas praças e mais dois locais - Base Aérea e Ulbra - que exibem aeronaves como monumentos - a Praça Santos Dumont, no Centro, e a Praça da FAB, no bairro Fátima. A cada ano, no dia 12 de outubro, a Base Aérea realiza a Expoaer, que atrai milhares de pessoas da região.

Turismo em Canoas Turismo voltado à natureza (ecoturismo, náutico e pesca)

Lazer ao ar livre

A cidade tem 113 praças oficiais e dez áreas públicas com equipamentos de lazer. Nos parques municipais Getúlio Vargas e Eduardo Gomes, canoenses e visitantes têm estruturas ideais para prática de esportes, descanso, convivência e eventos artístico-culturais. No Getúlio Vargas está instalado o Minizoo. Cinco bibliopraças e duas biblioparques funcionam nesses locais. A Praia do Paquetá, no Rio dos Sinos, é tradicionalmente frequentada por apreciadores da natureza. No Parque Municipal Getúlio Vargas há o Relógio Biológico, com plantas e horários indicados para ingestão dos chás, no período do dia em que o órgão doente está potencializado.

Turismo Cultural

História preservada

Canoas preserva seu patrimônio histórico. Cinco prédios já foram tombados: a antiga estação de trens, a Casa dos Rosa, a Villa Mimosa, a Villa Nenê, a Casa Wittrock, o prédio da Prefeitura e a igreja matriz de São Luiz Gonzaga. A Casa das Artes Villa Mimosa, inaugurada em junho de 2012, é um centro cultural com atividades permanentes. Outros locais atrativos para visitantes são o pórtico, "túnel verde" e capela do Unilasalle, a capela da Ulbra e o Arquivo e Museu Histórico Hugo Simões Lagranha.

QUILOMBO URBANO CHÁCARA DAS ROSAS, TITULAÇÃO EM 30/10/2009. Rua Doutor Sezefredo Azambuja, 947 - Marechal Rondon

MUSEU MUNICIPAL Arquivo Histórico e Museu Hugo Simões Lagranha - Rua Ipiranga, 105 - Centro

Centro histórico de canoas

UNIVERSIDADE LA SALLE - UNILASALLE Avenida Victor Barreto, 2288 - Centro

CASA DOS ROSA, PRÉDIO HISTÓRICO TOMBADO Avenida Victor Barreto, 2288 - Centro

CASA VITROCK- EM HOMENAGEM A HENRIQUE VITROCK Foi tombada em 30/12/2009 Rua Domingos Martins, 440 Rua Cônego José Leão Hartmann, S/N - Centro

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS, PRÉDIO HISTÓRICO TOMBADO Rua XV de Janeiro, 11 - Centro

PRAÇA SANTOS DUMMONT Entre as ruas Ipiranga e Frei Orlando - Centro

TAÇAS DA CORSAN Rua XV de Janeiro, S/N - Centro

VILLA NÊNÊ, PRÉDIO HISTÓRICO TOMBADO Avenida Santos Ferreira, 442 - Centro

PRÉDIO HISTÓRICO TOMBADO DA ANTIGA ESTAÇÃO DE TREM Avenida Victor Barreto, 2301 - Centro Neste local está previsto o centro de informações turísticas, novo espaço do Museu e Arquivo Histórico e sala de cinema.

Turismo de estudo e intercâmbio

Como pólo de estudos e intercâmbio, também atrai milhares de alunos de toda região e visitantes de vários países.

Pólo Universitário

UNILASALLE Av Victor Barreto, 2288 - Centro Telefone: (51) 3476 85 00

ULBRA Av. Farroupilha, 8001 - São José Telefone: (51) 3477 4000

UNIRITTER Rua Santos Dumont, 888 - Niterói Telefone (51) 3462 2000

Turismo de Negocios e eventos

O movimento cultural canoense se fortalece e os eventos e fóruns vêm se destacando. Foi sede do Fórum Social Mundial e do Fórum Social Temático. Canoas Jazz MERCOSUL e o Théâtre du Soleil fizeram a alegria de turistas e Canoenses.

Principais eventos

Carnaval Municipal - fevereiro Festa do Trabalhador - maio Semana de Canoas - junho Semana Farroupilha - setembro Expoaer - outubro Natal da Transformação - dezembro

Turismo do esporte

Cidade do esporte

Canoas sedia diversos eventos esportivos e conta com quadras públicas e privadas para variadas modalidades. Desde a infância os canoenses são incentivados a praticar esportes, nas escolas e por meio de programas sociais. O time da cidade está na primeira divisão do futebol gaúcho e o vôlei destaca-se nacionalmente e disputa a Superliga Masculina.

COMPLEXO ESPORTIVO DA ULBRA Avenida Farroupilha, 8001 - São José

Fontes:

http://www.canoas.rs.gov.br/

http://otimoneiro.com.br/

 
 
 

Comments


Destaques
Posts Recentes
Arquivo
Busca por palavras chave
Junte-se a nós
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page